sábado, 18 de dezembro de 2010

Passeio de 4 de Dezembro de 2010


Numa manhã muito fria (7º de máxima ao longo do passeio), um grupo de 12 pessoas, entre as quais três crianças entre os 5 e os 10 anos, participaram em mais um passeio à descoberta das riquezas da Ria de Alvor.


O passeio começou com uma sessão de anilhagem de aves no Centro de Observação de Aves da Cruzinha, situado na Quinta da Rocha, no coração da Ria de Alvor. O Marcial e o Gui tinham saído mais cedo e capturaram uma poupa e uma toutinegra-de-barrete. O grupo assistiu à anilhagem, à pesagem e medição das duas aves, que depois foram libertadas de novo na natureza.


No passeio pela Ria de Alvor, foram avistados flamingos, colhereiros, alfaiates, corvos-marinhos,mergulhões-pequenos, uma águia-pesqueira, pernilongos, pilritos, entre muitas outras aves. Como estava temporal no mar, havia ainda mais aves que o habitual nesta época do ano, que se refugiam no interior da zona lagunar em busca de proteção.



1- Grupo enregelado, vai assistir à anilagem na Ria do Alvor




2- A anilhar uma Poupa.


3- Toutinegra-de-barrete, prestes a ser anilhada.


4- Poupa


5- O Tiago vai soltar a Toutinegra-de-barrete depois de anilhada.


6- Corvo-marinho


7- Flamingos


8- Pernilonga


As fotos e legendas são da Elisabete Rodrigues.
Estamos já a preparar os próximos passeios para 2011, entre alguns repetidos e algumas novidades, esperando assim agradar a todos os participantes. Desde já vos desejamos umas Festas Felizes e um muito próspero 2011, mas pelo andar da carruagem ainda teremos que criar uma liga de protecção dos portugueses. Divirtam-se e desculpem este atraso na publicação mas o trabalho não me larga.






Sem comentários:

Enviar um comentário