Calendários de Passeios para 2011


Liga para a Protecção da Natureza
LPN Algarve – Apartado 439, 8500 Portimão


CICLO DE PASSEIOS DE NATUREZA 2011

Os nossos passeios têm lugar no primeiro Sábado de cada mês, exceptuando Janeiro e Agosto, altura em que pensamos que a maioria dos sócios (e dos elementos da direcção...) estão de férias. 

O local de encontro principal será, quase sempre, no Largo da Estação dos Caminhos de Ferro em Portimão. Mas atenção – porque a Natureza é para ser apreciada cedo, e alguns passeios têm como destino locais mais distantes, há diversas horas de encontro, assinaladas em cada passeio. 

Como é habitual, todos são bem vindos aos nossos passeios, quer sejam sócios ou não. Numa perspectiva de auto-suficiência económica da LPN/Algarve, pedimos a todos uma contribuição simbólica de 1,00€ aos sócios e 5,00€ aos não sócios - mas solicitamos a todos os não membros que nos queiram acompanhar que contribuam para a LPN de uma forma mais efectiva: aderindo à Associação. 


Os Passeios de Natureza da LPN/Algarve não são especialmente cansativos ou difíceis (a não ser quando especificado), mas podem ser demorados, pelo que recomendamos que os participantes se previnam com um pequeno farnel e calçado apropriado para andar, por vezes em terrenos difíceis e acidentados. 

Notificamos os actuais sócios de que as quotas para o ano de 2011 deverão ser pagas tão breve quanto possível. As quotas anuais custam 25 euros para sócios individuais e 15 euros para sócios juvenis até 18 anos.
Podem ser pagas por cheque ou transferência bancária.

LISTA DE PASSEIOS


5 de Fevereiro – Lagoa dos Salgados

Passeio fácil junto a esta zona lagunar encaixada entre os concelhos de Albufeira e de Silves. A lagoa dos Salgados, com cerca de 70 hectares, é um dos locais mais interessantes para a observação de aves no Algarve. Aqui concentram-se centenas de aves aquáticas de dezenas de espécies, algumas das quais de elevado valor conservacionista. Encontra-se protegida das investidas do mar pelo sistema dunar, que constitui a Praia Grande. 
A pressão urbano-turística em torno deste espaço é um dos principais problemas/ameaças que esta área presentemente enfrenta, embora seja também preocupante a forma como é feita a gestão do nível da água da lagoa, que já tem causado graves problemas.

Guiado por Filipe Jorge

Inscrições: até às 16h00 de 4 de Fevereiro, para o email lpn_algarve@yahoo.com ou enviando SMS para o telemóvel 969158930 (indicando nome, data de nascimento, nº de BI ou Passaporte, para efeitos de seguro obrigatório)

Pontos de encontro: 9h00 no largo da estação da CP, em Portimão
10h00 no parque de estacionamento da Praia Grande
(5 km a Este de Armação de Pêra, desviando da estrada Pêra/Vale Parra/Albufeira)


5 de MarçoOrquídeas na Rocha de Pena

Contacto e identificação da flora do barrocal, em especial de orquídeas, numa área classificada pelo ICNB pelo seu valor científico e paisagístico. Duração aproximada de 3 horas, em ritmo de passeio; dificuldade mínima. Levar calçado anti derrapante, água e eventualmente farnel.

Guiado por Isabel Lima Araújo

Inscrições: Até às 12h00 de 3 de Março (quinta-feira) para o email lpn_algarve@yahoo.com ou SMS para o telemóvel 914935065 (indicando nome, data de nascimento, nº de BI ou Passaporte, para efeitos de seguro obrigatório)

Pontos de encontro: 9h00 no largo da Estação da CP em Portimão
10h00 no Café do Horácio/Bar das Grutas (Rocha da Pena, interior do concelho de Loulé)


2 de Abril – Centro de Educação Ambiental de Vale Gonçalinho, em Castro Verde

Passeio na Herdade do Vale Gonçalinho, propriedade da LPN, onde está a decorrer, desde 1993, o Programa Castro Verde Sustentável, já por diversas vezes premiado a nível nacional e internacional.
Este Programa teve início em 1993 com o Projecto "Conservação da Avifauna Estepária de Castro Verde", co-financiado pelo Programa Comunitário LIFE-Natureza. Visa conciliar as actividades agrícolas com a conservação das espécies protegidas a nível mundial na região do Campo Branco, reconhecida nacional e internacionalmente como muito importante para várias espécies, como a Abetarda, o Peneireiro-das-torres, o Grou, o Sisão, o Cortiçol-de-barriga-negra,  o Tartaranhão-caçador,  a Calhandra, entre outras. 
No âmbito deste Projecto, foram adquiridas herdades - Reservas da Biodiversidade - com uma área total de 1.700 ha, onde são hoje implementados planos de gestão, que visam a protecção da avifauna e do ecossistema, oferecendo às aves um local tranquilo onde a caça é interdita e onde, graças à sementeira de plantas que lhes servem de alimento, as aves encontram recursos em abundância.
No Programa Castro Verde Sustentável são ainda fomentadas acções de Educação Ambiental, Estudos Científicos e Ecoturismo.
Este é o maior Projecto de Conservação da Natureza em Portugal desenvolvido por uma Organização Não-Governamental, tendo sido agraciado com o Prémio Europeu Henry Ford de Conservação da Natureza em 1996. Foi também distinguido com o prémio «Global 100 Eco-Tech Awards», atribuído no contexto da Exposição Universal de 2005, em Aichi, Japão.

Os horários para este passeio estão ainda a ser definidos, prevendo-se que o grupo tenha um número restrito de 20 participantes, com inscrição prévia obrigatória. Será dada prioridade a sócios da LPN com a quota em dia.

Em Março, divulgaremos mais informação detalhada para este passeio a Castro Verde e abriremos as inscrições. Mantenha-se atento ao seu email.


7 de Maio – Sagres/entre o Beliche e o pinhal de Vale Santo

Passeio com a duração de uma manhã, a começar no restaurante «O Vigia», frente à Praia do Beliche. É de grau de dificuldade médio devido ao relevo do terreno que é acidentado num dos troços e bastante arenoso noutro.
Duração: O tempo médio do percurso é de 3h00. A duração do passeio dependerá do objectivo dos participantes e do seu interesse na interpretação do percurso. É um percurso circular de 7,70 km.
Trajecto: Este percurso é feito paralelamente às arribas do Beliche, pelo Pinhal do Parque de Campismo e pelo Pinhal de Vale Santo. É um percurso que nos guia através da formação geológica desta costa, onde, num espaço de 3 km, nos é permitido observar a enorme variedade de habitats aqui existentes. No pinhal de Vale Santo, onde os cheiros e os sons são outros, passaremos pela Cabranosa, considerada o melhor ponto para observação de aves nesta área.
Pontos de interesse: Praia do Beliche, falésias e pinhais.
Passeio guiado por Ana Carla Cabrita, da empresa local WalkinSagres.
Por se tratar de um percurso no Parque Natural do Sudoeste Alentejano, o grupo é restrito a 19 pessoas e a inscrição prévia é obrigatória!
Há a possibilidade de almoçar, com menu a preço especial, no restaurante «O Vigia».

Inscrições: Até 5 de Maio para o email: lpn_algarve@yahoo.com ou SMS para o telemóvel 914935065, indicando nome, data de nascimento, nº de BI ou Passaporte, para efeitos de seguro obrigatório.

Pontos de encontro: 8h30 no largo da Estação da CP em Portimão ou 9h30 no Café «O Vigia», na estrada Sagres/Cabo de São Vicente


4 de Junho – Praia da Salema, em busca das pegadas de dinossáurios

Sabia que há 125 milhões de anos o clima era quente e húmido, que um mar pouco profundo cobria a Praia da Salema e grande parte do Algarve e que dinossáurios deixaram pegadas numa área litoral alagadiça?
Pois é isso mesmo que vamos descobrir, num passeio na Praia da Salema, guiado pelo paleontólogo Luís Azevedo Rodrigues.
Percurso curto, mais de observação, sendo possível que tenhamos que molhar os pés quando a maré subir. Por isso, é necessário ir preparado, com fato de banho, calções ou roupa que dê para molhar.

Inscrições: Até 2 de Junho para o email: lpn_algarve@yahoo.com ou SMS para o telemóvel 914935065, indicando nome, data de nascimento, nº de BI ou Passaporte, para efeitos de seguro obrigatório.

Pontos de encontro: Às 9h00 no largo da Estação da CP em Portimão ou 10h30, na Salema, junto à Escola Primária.


2 de Julho – Serra de Monchique/Picota

Um passeio até à Picota, o segundo pico mais alto da Serra de Monchique, em busca dos ares serranos mais frescos. Duração do percurso: cerca de 3h30 a pé. Inclui a subida à Picota (774 m), pelas veredas da vertente norte (bastantes sombrias), e descida pelos caminhos mais largos e com menos sombras da vertente sul, até às Caldas de Monchique. Levar roupa leve (mas pode haver algumas silvas...), calçado adequado (botas de marcha), água, chapéu, farnel e boa disposição.

Guiado por Elisabete Rodrigues

Inscrições: Até 30 de Junho para o email: lpn_algarve@yahoo.com ou SMS para o telemóvel 914935065, indicando nome, data de nascimento, nº de BI ou Passaporte, para efeitos de seguro obrigatório.

Pontos de encontro: 8h30 no largo da Estação da CP em Portimão ou às 9h30 no parque de estacionamento das Caldas de Monchique, onde o passeio começa e acaba.


3 de Setembro – Costa Vicentina

Caminhada de cerca de três horas, ao longo desta bela costa, observando as suas especificidades, em termos de paisagens, geologia, fauna e flora e ainda património.
Equipamento: calçado confortável, impermeável, fato de banho, água e farnel.

Guiado por Isabel Lima Araújo.

Inscrições: Até 1 de Setembro para o email: lpn_algarve@yahoo.com ou SMS para os telemóveis 966912103 ou 914935065, indicando nome, data de nascimento, nº de BI ou Passaporte, para efeitos de seguro obrigatório.

Pontos de encontro: 8h30 no largo da estação da CP de Portimão, ou às 9h30 no junto ao Mercado e Posto de Turismo de Aljezur.


1 de Outubro – Salinas de Tavira

Passeio fácil, nas Salinas de Tavira, para observar as centenas de aves aquáticas de dezenas de espécies que procuram e utilizam esta zona.
Observação das antigas salinas, de onde se extrai o sal e a flor de sal utilizando métodos tradicionais e seculares, bem perto das salinas industriais.

Guiado por Isabel Lima Araújo ou Elisabete Rodrigues.

Inscrições: Até 29 de Setembro para o email: lpn_algarve@yahoo.com ou SMS para o telemóvel 914935065, indicando nome, data de nascimento, nº de BI ou Passaporte, para efeitos de seguro obrigatório.

Ponto de encontro: 9h30 junto ao Mercado Municipal de Tavira.


5 de Novembro – Guerreiros do Rio (Alcoutim)

Por terra e caminhos de contrabandistas, este percurso circular de 9 km leva-nos ao Algarve profundo, onde se misturam paisagens agrestes e naturais. Tendo como ponto de partida o grande rio do sul – Guadiana – via comercial usada desde os tempos mais antigos, como atestam os inúmeros vestígios arqueológicos romanos, visigodos e islâmicos, serão percorridos antigos trilhos outrora usados por contrabandistas que atravessavam esta zona raiana desenvolvendo trocas comerciais ilícitas com os vizinhos espanhóis.
NOTA: O custo de entrada no Museu do Rio é de 2,50 €/adulto (crianças e adultos com mais de 65 anos a entrada é gratuita). O bilhete dá para visitar os outros museus e monumentos do concelho de Alcoutim durante três dias.

Guiado por Filipe Jorge

Inscrições: Até 3 de Novembro para o email: lpn_algarve@yahoo.com ou SMS para o telemóvel 914935065, indicando nome, data de nascimento, nº de BI ou Passaporte, para efeitos de seguro obrigatório.

Pontos de encontro: Largo da Estação da CP em Portimão, às 8h00, ou Guerreiros do Rio (junto ao Museu do Rio), às 10h00.


3 de Dezembro – Ria de Alvor

Tradicional percurso pedestre na zona húmida que deu origem ao núcleo do Algarve da LPN em 1988. É uma área de elevado valor paisagístico, onde, durante gerações, conviveram os valores naturais e as actividades tradicionais agrícolas e de salinicultura, que agora se encontram ameaçadas por projectos urbano-turísticos. A presença de centenas de aves aquáticas e a visão de uma águia-pesqueira a capturar peixe com certeza não deixam ninguém indiferente.

Guiado por Filipe Jorge / Marcial Felgueiras

Inscrições: Até às 12h00 de 1 de Dezembro (quinta-feira) para o email lpn_algarve@yahoo.com (indicando nome, data de nascimento, nº de BI ou Passaporte, para efeitos de seguro obrigatório).

Pontos de encontro: 09h15 no largo da Estação da CP em Portimão ou
10h00 na Cruzinha (Ria de Alvor).




Nota: Neste momento, a maior parte da informação da LPN Algarve está a ser divulgada por email, uma forma de comunicar mais rápida e mais amiga dos recursos e do ambiente. Se não costuma receber a informação por email, por favor contacte-nos para o email lpn_algarve@yahoo.com, para o podermos incluir na lista.

Nota2: A LPN Algarve tem um blogue, que se dedica sobretudo aos passeios e outras actividades. O blogue, que foi criado graças à generosidade de um sócio, pode ser consultado em http://passeiosalgarve-lpn.blogspot.com/
Se tiver fotografias de passeios ou outras que ache interessante partilhar, envie-nos as fotos, que colocaremos no blogue.