sábado, 5 de fevereiro de 2011

Passeio de 5 de fevereiro-Lagoa dos Salgados


Mais um belo passeio organizado pela LPN, desta vez orientado pelo Filipe, sobretudo pelos seus elevados conhecimentos sobre a avi-fauna. Este é um dos mais ricos locais no Algarve para observação de aves, tendo sido já identificadas perto de 200 espécies diferentes neste local, sendo que este passeio tinha elevada componente técnica sobre este assunto e por outro lado um índice de dificuldade muito baixo.
Apanhamos a lagoa quase sem água, devido às descargas forçadas para o mar que são feitas, para que os campos de golf ali ao lado não fiquem com água muito perto dos jogadores, enfim, quem paga são as aves, e todos os animais e plantas da lagoa, que ficam sem água em grande parte da sua extensão. Se não chover nos próximos tempos o ecossistema da lagoa entra em desequilíbrio e como consequência as aves tornam-se ainda mais raras, sendo esta apenas uma das consequências, talvez e apenas uma das mais visíveis, mas que por si só atrai muitos milhares de visitantes ao nosso país. Mais uma vez o interesse de alguns sobrepõe-se ao interesse de todos nós.
Hoje estava um belo dia de sol e havia ainda muitas aves para ver, infelizmente os usuais flamingos tiveram que ir para outras bandas, pois necessitam de mais água. Ficam aqui alguns instantâneos deste belo passeio. Por cá os esperamos nos próximos e atenção às regras sobre limite de inscritos em zonas protegidas, que este ano irão ser para cumprir.

































6 comentários: