domingo, 4 de julho de 2010

Passeio pelos Vales Suspensos da Praia da Marinha a Benagil

Antes de mais as minhas desculpas por esta prolongada ausência. Não pude infelizmente participar nos belos passeios de Maio e Junho, segundo consta, nem ninguém me enviou fotos ou relatos dos mesmos, por isso ficamos todos pelas expectativas. No entanto caso ainda tenham em vosso poder alguns destes elementos, terei muito gosto em publicá-los.
Em Julho cá estamos nós, já em pleno verão e num dia de sol e calor fabuloso, como o Algarve nos sabe oferecer. A Elisabete Rodrigues acertou em cheio e presenteou-nos com um passeio pelos recantos e encantos dos belos Vales Suspensos de Lagoa.

Começamos na bem afamada praia da Marinha, onde nos reunimos por volta das 10h00 da manhã.
Aqui um dos participantes confere algumas informações disponiveis no posto da Praia da Marinha, junto ao parque de merendas.

Podem consultar logo no inicio um cartaz em papel plastificado (esperemos que durável) algumas informações sobre o percurso que vamos iniciar.



Uma vista do topo da falésia, sobre a Praia da Marinha.



O tomilho, sempre presente ao longo do trilho e que nesta altura do ano nos oferece todo o seu esplendor e aroma caracteristico, temperando o ar quente e seco que nos rodeia.

Uma placa a indicar um dos miradouros existentes, com indicação em Inglês, "noblesse oblige" do nosso famoso e procurado Allgarve.
O dito "beauty spot", como se isso fosse um raro acaso. Como tudo é belo, há que referênciar alguns "spots" e eu caí mesmo na dica, não fosse cometer algum esquecimento imperdoável.


De louvar os postos informativos, pelo menos para este ano.


Algarve, lindo demais, com locais fabulosos, que vale a pena preservar, contamos convosco.

Aqui o Inverno rigoroso desenhou o que parece uma paisagem de outro mundo. Todo o cuidado é pouco, há que manter uma distância cautelosa.

Uma mata de pinheiros mansos, ainda existente e que esperamos se mantenha por muitos e longos anos.

Aqui a carapaça de uma cigarra que tinha acabado de se libertar e já voava para bem longe.


"No coments"



Neste cartaz, explica-se a formação dos algares.

Uma habitante local a aquecer-se, não muito assutada pela nossa presença.


Outro, sobre a fanua e flora local. Muito bem, de louvar.

Um dito Vale Suspenso.

Alguns dos participantes numa das pausas informativas da Elisabete R.


Piratas?! talvez não, apenas turistas em busca de emoções diferentes que justifiquem o investimento efectuado. Chamo-lhes apenas "piratas do lazer" dos tempos modernos, ao assalto de um local único e quase privado. Esperemos que deixem tudo como estava...
Usem mas preservem para outros puderem apreciar. Pelo nosso futuro.

Um poste bem cravado no solo do Vale Suspenso, como que dizendo "Aqui estou eu, podes até nem dar por isso, mas existo, faz um, ahhh de admiração...."

Regresso ao parque das merendas. Chegamos a Benagil, lá nada de novo, nada de velho, nada de assinalar a não ser uma esplanada e umas bebidas frescas e um banho refrescante para alguns, pois ainda faltava o regresso até à Praia da Marinha. Valeu a pena. Apareçam sempre, larguem os sofás enquanto podem ou vos deixam.

Como eu dizia, " Um dia de sol fa-bu-lo-sooooo"

Até breve