domingo, 7 de fevereiro de 2010

Passeio em Sagres - 6 de Fevereiro de 2010

Este foi o primeiro passeio do ano. Começou com o agrupamento por volta das 10h00 da manhã no Restaurante Nortada na Praia do Martinhal, com a caminhada a extender-se até à Praia do Barranco,
ao longo da falésia e regresso um pouco mais pelo interior onde nos pudemos aperceber do que já foi o Algarve agricola de outros tempos, bem patente na imponente herdade do Monte Peniche Pelo menos as ovelhas ainda por aqui pastoreiam e há sinais de muita vida selvagem por todo o lado.
Um dia fabuloso, uma temperatura agradável e um mar bom de se ver,

guiado pela Isabel Araújo, ao longo dos quase 10 Km's de agradável passeio pelas arribas.
Este ano promete, pois para incio, calhou-nos o melhor dia deste longo e chuvoso Inverno. Uma quinzena de passeantes, com alguns "rookies"e outros já veteranos de longa data, tudo gente agradável e de bom trato e prontos para mais um repasto para os sentidos, sempre alertados aqui e ali pela experiente Isabel, a qual teria feito o reconhecimento uns dias antes por forma a nos poder deliciar com a história local e com os tesouros naturais da região.
Sim, que tesouros existem e muitos, mas não são para todos. Falcões, lebres, orquideas selvagens, tojo de sagres, violeta de sagres, enfim talvez alguém me queira enviar essas fotos, pois desta vez só fotografei o mar e as falésias, como vão poder ver nas minhas fotos e desta vez acho que nem pessoas aparecem.
Hoje vou começar este blog, sobre os meus passeios no Algarve e arredores, com os meus amigos da LPN (Liga da Protecção da Natureza)

Vou inserir algumas fotos, pois que seria deste blog se não fossem as fotos. Desde já agradeço a todos os participantes que me enviem as suas fotos e eu terei muito gosto em aqui poder mostrá-las a todos.

Vai apenas alguns anos que me juntei a este interessante grupo, nestas belas caminhadas e brevemente irei aqui publicar alguns extractos dessas experiências sempre únicas e enriquecedoras, pois não se trata apenas de caminhadas, mas de toda uma envolvente de conhecimentos, pessoas, locais, fauna, flora, história, gastronomia, etc, que aqui irei relatar, pena que a via digital ainda não nos proporcione experiências como o olfacto, paladar e tacto, mas tentarei ser o mais rigoroso possivel, apesar de saber que ficarei ainda assim muito longe da realidade.

Os eventos começam na "època dos passeios" ou sejam evitam o Inverno e fazem uma pausa no pino de Verão, não sei bem quando foi o seu inicio, mas já vai para algumas dezenas de anos. Poderei concerteza melhor apurar este número que conta já com alguns mitos no seu curriculum e numa próxima edição satisfazer a vossa curiosidade. Realizam-se todos os primeiros sábados de cada mês a partir de Fevereiro, até Outubro, com paragem em Agosto.

Este foi o primeiro de 2010, e teve lugar na costa Sul, com inicio na praia do Martinhal em Sagres, num dia de sol, com temperaturas amenas e um mar fabuloso, mais precisamente no Restaurante Nortada, onde também acabou depois de uma fabulosa caminhada até à praia do Barranco, conforme podem ver no Google map anexo.